MISSÃO DA IPCG

MISSÃO DA IPCG
ADORAR o único Deus verdadeiro e anunciar Jesus Cristo como Senhor e Salvador a todos os povos, ENSINANDO a vivência cristã e ASSISTINDO ao próximo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Lição 4 – A TRINDADE: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

Adaptado do Curso “Iniciação Doutrinária”, Igreja Presbiteriana da Madalena, Recife – Pe.

1.      INTRODUÇÃO

Uma coisa muito importante para aquele que se une a uma igreja é conhecer, o mais profundamente quanto possível, a sua doutrina. É principalmente pela doutrina que nós conhecemos o grupo denominacional, sua história e suas práticas. Ignorando-a, nós ignoramos o que o grupo realmente pensa, em que crê e porque age desta ou daquela maneira. Por isto, iremos estudar neste curso as doutrinas principais da nossa igreja. 

Naturalmente, não podemos estudar todas elas aqui. Elas são muitas e para conhecê-las profundamente precisaríamos fazer estudos muito longos e, em certos casos, até difíceis. Vamos, portanto, restrinfir-nos às doutrinas que julgamos mais importantes e necessárias para definir quem somos. A primeira será a doutrina da Trindade.

2.      A TRINDADE

 

Historicamente, a nossa igreja pertence ao grupo dos “trinitários”, porque desde o começo afirmou a crença na Trindade, isto é, em que Deus é ao mesmo tempo uno e trino (triúno). Deus é uma só Pessoa, mas representado em três Pessoas. Isto está claro, por exemplo, no Credo dos apóstolos (ou Credo Apostólico) que usamos muitas vezes: “Creio em Deus Pai,Todo Poderoso.... creio em Jesus Cristo, seu unigênito Filho,.... e creio no Espírito Santo...”. Deus é, então, representado como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Há, portanto, três Pessoas em um só Deus.

Isto não significa, porém, que há três deuses em um só. Aqui está um mistério que não podemos explicar totalmente. Deus é ao mesmo tempo uma só Pessoa, mas se apresenta ao homem de três formas distintas, completas e igualmente poderosas.

A palavra Trindade, então, é a que mais e melhor se aplica à Pessoa de Deus. Ela não está na Biblia como palavra, mas a idéia e a realidade são perfeitamente demonstrados por vários autores da escritura. Vejamos alguns textos:

1.      Gn 1: 1-3. Aqui lemos que “Deus  criou...” o termo Deus no original está no plural (deuses), indicando exatamente o caráter triúno de Deus como criador. Lendo os textos de Jo. 1: 1, Cl. 1: 16, Gn. 11: 17, Gn. 20: 13, Gn. 35: 7, Sl. 110: 1 e Is. 6: 8 nós entendemos que Deus, o Criador, era ao mesmo tempo o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todos estavam juntos, unidos como uma só Pessoa para criar o mundo e todas as coisas nele existentes.

2.      Mt. 3: 16, 17 e Lc. 3: 21, 22. O texto coloca a Trindade toda envolvida no batismo de Jesus: Jesus Cristo está sendo batizado, o Pai fala das alturas e o Espírito Santo desce na forma de pomba.

3.      Mt. 28: 19 e II Co. 13: 13. Aqui, a Trindade é mencionada na chamada “benção apostólica” utilizada no fim de algumas epístolas escritas pelos apóstolos e hoje pelos pastores no final dos cultos.

4.      Jo. 1:14. Faz referência ao Filho e ao Pai. Em Jo. 1: 18, repete-se a mesma afirmação e em Jo. 15: 26, a Trindade novamente está clara: Jesus fala e se refere ao Espírito Santo como o Consolador, que seria enviado pelo Pai.

5.      Gl. 4: 6. Neste texto, o apóstolo Paulo se refere à Trindade da seguinte forma: “Deus (o Pai) enviou... o Espírito do seu Filho...” Os três estão unidos na mesma operação.

6.      I Pe. 1: 2. Ao iniciar a sua carta. Pedro faz clara referência à Trindade, dizendo: Deus elege, o Espírito santifica e o Filho redime.

A doutrina da Trindade afirma que há um só Deus, que existe em três Pessoas distintas. Na sua essência (natureza ou ser) Deus é um, mas subsiste em três Pessoas. Cada pessoa não é a terça parte de Deus, mas o Deus completo. As três Pessoas são um único Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória. O Pai, como fonte de divindade, origina: o Filho, eterna geração do Pai, revela e o Espírito Santo, que flui eternamente do Pai e do Filho, executa. Pode-se, então dizer que “a criação é do Pai, mediante o Filho, pelo Espírito Santo”.

Na Trindade não há subordinação de uma Pessoa a outra. As três Pessoas são de idêntica ordem e majestade. Além disto, há comunhão eterna entre as três Pessoas da Trindade. Na Trindade, cada uma das Pessoas é auto-consciente e auto-orientadora, mas nunca age independentemente ou em oposição às outras.

As três Pessoas da Trindade são uma em seu ser essencial. A essência divina está de forma plena, com todas as suas perfeições, individualmente em cada uma das Pessoas, não tendo existência à parte das mesmas.

As Pessoas da Trindade não são três seres divinos distintos ou três deuses. Também não são três modos ou três demonstrações divinas que Deus assume em momentos distintos. Além disso, a Trindade não representa, como pensam os unitaristas, Deus como o Pai, Jesus Cristo como o homem e o Espírito Santo como uma influência divina. A Bíblia nos ensina que Deus é uno em seu ser essencial indivisível, mas que subsiste em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

DEUS – PAI

Deus é o Pai de toda a paternidade. É o primeiro pai. Ele é o criador e mantenedor de todas as coisas, tendo dado vida a tudo o que existe. Deus é o Pai do povo de Israel (Dt. 32:6), o Pai dos crentes (Jo. 1:12), o Pai dos anjos (Jó. 1 :6), o Pai que cuida dos seus filhos (Mt. 6: 25-34), o Pai que sempre busca o homem perdido (Lc. 15), o Pai que perdoa (Mt. 5:44) e o Pai que nos orienta (Hb. 12: 5-9).

Deus é Espírito invisível, pessoal e vivo. Deus é auto-existente, eterno, imutável, onisciente, fiel, sábio, justo, misericordioso, amoroso, livre, autêntico, onipotente.

DEUS – FILHO

Jesus, o Filho, é a grande demonstração de amor e amizade de Deus para com o homem (Jo. 15: 13-15). Ele é o verdadeiro amigo que está pronto a se sacrificar pelos seus amigos. Cristo é o único mediador entre Deus e o ser humano.

Deus se encarnou, apropriando-se da natureza humana, por isso Cristo era ao mesmo tempo Deus completo e homem completo. A razão desse fato é que para ser nosso representante na cruz, Cristo tinha de ser humano.

DEUS – ESPÍRITO SANTO

O Deus Espírito Santo estabelece a comunhão conosco. É Ele que aplica a obra redentora de Cristo em nossas vidas, fazendo a comunhão entre os homens e Deus e, como consequência disto, a comunhão entre os homens. O Espírito Santo é verdadeiro Deus, sendo distinto do Pai e do Filho.

 

CONCLUSÃO

            Encontramos na Bíblia Deus apresentado, de forma clara, como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A doutrina da Trindade é baseada na Bíblia, que desde os primeiros versículos fala em Deus no plural, embora se refira unicamente a um só Deus. Além disto, devido a sua unidade, as três Pessoas da Trindade estão sempre presentes em todas as obras realizadas por Deus.

“Pai, Filho e Espírito Santo” é o nome próprio do nosso Deus.

APLICAÇÃO

Faça a leitura e estudo dos textos abaixo, procurando descobrir e entender as referências à Trindade:

·        O Pai é verdadeiro Deus: Jo. 17:3 e I Co. 8:6.

·        O Filho é verdadeiro Deus: Sl. 2:7 e I jo. 5:20.

·        O Espírito Santo é verdadeiro Deus: At. 5:3,4 e I Co. 3:16.

·        Sobre a Trindade: Sl. 45: 6,7 – Gn. 1:26 – Mt. 3:16, 17 – Mt. 28:19 e II Co. 13:14

             PALAVRAS – CHAVE

Trindade: termo não bíblico que designa o fato de haver um único Deus que subsiste em três Pessoas.

Trinitário: diz-se daquele que aceita e defende o fato da Trindade

Unitaristas: dis-se daqueles que negam a trindade e afirmam que houve um tempo em que Deus não era o Pai e Jesus Cristo não era o Filho.

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Oi, Lu..... legais seus blogs hein?? daqui a pouco vc já pode ser "pastora" heheheheheh
    É isso aí, que Deus ilumine seus caminhos e que vc siga apenas seu destino!!!
    Beijos e parabéns pleo belo trabalho!

    ResponderExcluir